topo
linha2


Fotogaleria
 

» Home » Eventos » Religiosos » Domingo de Páscoa e o beijar da cruz

 

Domingo de Páscoa e o beijar da cruz

Textos e Fotos de: Carlos Morgadinho
Adiaspora.com

A cerimónia do beijar da Cruz todos os anos é praticada nos nossos clubes e associações da nossa comunidade que celebram esta fé religiosa, da Ressurreição de Jesus, das regiões que os viram nascer, ou dos seus filhos e netos que embora já canadianos partilham também as mesmas tradições dos lares que os embalou desde o berço.

Referimo-nos às gentes do Norte de Portugal onde a Páscoa é, há mais de 200 anos, ritual seguido pela grande maioria dos seus habitantes. Segundo o reverendo, o Padre Alberto Cunha, esta tradição começou na diocese de Braga  e que ano após ano se foi espalhando pelas outra regiões chegando atingir a zona de Coimbra cujas populações começaram a praticar esta tradição.

Aqui em Toronto, foi este sacerdote que, pela primeira vez, iniciou esta prática mais precisamente no ano de 1967 onde após a Missa Pascal na Igreja de Santa Maria os fiéis,  ao saírem da igreja após a Missa, beijavam o crucifico que era segurado por um sacristão ou outro membro daquela paróquia. Esta tradição vem-se mantendo mas alguns anos já com o padre Cunha indo no Domingo festivo a diversas associações nortenhas para se processar e continuar este culto religioso.

Assim, mais uma vez, no presente ano, vários clubes foram, durante o almoço Pascal, visitados por aquele conhecido sacerdote da nossa comunidade onde quase todos os presentes tiveram a oportunidade de beijar a Cruz. Tivemos no presente ano esta cerimónia secular  nas festas dos Amigos do Minho, na Associação Cultural do Minho, Casa dos Poveiros, Vila do Conde, Arsenal do Minho e também na Casa das Beiras, embora nesta última não tivéssemos a oportunidade de visitar, um acto de grande cariz religioso que nos dá uma ideia da propagação desta cerimónia junto das nossas gentes aqui radicadas.

Claro que o menu foi, na sua maioria nestas Casa, o cabrito, bem confecionado à maneira daquelas regiões que é de se comer, como se ousa dizer, e  "chorar por mais" que não foi o caso pois comida, nestas nossas associações, não faltou, pelo contrário, pois foi bastante abundante.

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

Voltar para Eventos Religiosos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007